Elas são: a castanha de caju, castanha do pará, nozes, amendoim, amêndoas, pistache, avelã, etc. Elas são ricas em vitamina E, fibras, minerais e gorduras mono e poliinsaturadas, aquelas que fazem bem para o coração.
Diversos estudos vem relacionando o consumo de oleaginosas com aumento da expectativa de vida, como fator de proteção para o coração, prevenindo o diabetes e outras doenças. Também ajudam na redução do colesterol LDL (o ruim).
Porém, deve-se tomar cuidado com esta classe de alimentos, pois apesar de fazer bem a saúde, são bastante calóricas e podem ajudar no ganho de peso se consumidas em excesso. Também é preciso estar atento pois algumas podem ser encontradas nos mercados na versão com ou sem sal, e sempre é melhor optar pela versão sem sal, para evitar a pressão alta.
Desta forma, a dica é: acrescente oleaginosas na sua alimentação diária, tomando cuidado para não exagerar (1 unidade de castanha do pará por dia é o suficiente, por exemplo).
Você tem alguma dúvida? Escreva nos comentários abaixo!
Fontes:
Neves Ribeiro, Daniela; Cassia Gonçalves Alfenas, Rita de; Bressan, Josefina; Brunoro Costa, Neuza Maria.The effect of oilseed consumption on appetite and on the risk of developing type 2 diabetes mellitus Nutr. Hosp.;28(2): 296-305, TAB.
Fraser GE. Nut consumption, lipids, and risk of a coronary event. Asia Pac J Clin Nutr. 2000 Sep;9 Suppl 1:S28-32.
Wilson C. Nutrition: Consuming nuts frequently might help extend life. Nat Rev Endocrinol. 2013 Dec 10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário