domingo, 5 de janeiro de 2014

Top 5 - Opções de Lanches para o Verão!

Ah, o verão!

Época do ano em que alimentos mais leves apetecem mais, e que o calor exige aumento na hidratação.
Foi justamente pensando nessa época do ano super gostosa que resolvi criar esta pequena lista com 5 opções de lanche para o verão!

- Maçã Seca
A maioria das pessoas acha que a maçã seca serve apenas para fazer chá no inverno, porém ela pode ser consumida como opção para um biscoito, com o benefício de ser super natural, riquíssima em fibras e sem gorduras.
Percebi que as pessoas ficam um pouco relutantes a consumi-la, mas uma vez que começam a comer, passam a gostar bastante! Não custa tentar, né?

- Cenoura
Sim, a cenoura pode sair da salada e servir muito bem como lanche. Prática, barata e natural!
A cenoura é pobre em calorias ao passo que é rica em fibras e nutrientes, principalmente o betacaroteno, que vai ajudar no bronzeado.

- Castanhas
Muito práticas para levar para qualquer lugar, e ricas em ácidos graxos insaturados que ajudam a proteger o coração. O único cuidado é que devido ao elevado teor de lipídeos, é importante prestar atenção na quantidade a ser consumida, uma vez que, mesmo fazendo bem para o coração, são bastante calóricas e podem causar aumento de peso!

Vou fazer um post específico para falar das oleaginosas, fiquem atentos!
- Picolé de Frutas
Sim, os picolés de frutas (também conhecidos como "de água") são opções leves, que ajudam na hidratação nos dias quentes e são muito gostosos! Sabores como abacaxi, limão, laranja, tangerina, uva, entre outros tem em média 50 Kcal e não possuem gorduras ou sódio.

- Frutas em Geral
Clássicas do verão! Os diversos tipos de frutas característicos desta estação garantem muitas opções de lanches. Tem para todos os gostos! São ricas em fibras, micronutrientes e também ajudam na hidratação. A dica é variar nas cores, pois cada cor é um nutriente diferente - uma fatia de abacaxi de manhã (amarelo), um kiwi de tarde (verde) e uma fatia de melancia de noite (vermelho), por exemplo.



Você tem alguma dúvida? Escreva nos comentários abaixo!

Fonte:
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - 4a. edição revisada e ampliada. Disponível em <http://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>

Nenhum comentário:

Postar um comentário